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A história do Ballantine's

A história da marca BALLANTINE’S começou em 1827, quando o filho do fazendeiro George Ballantine abriu uma pequena loja de mantimentos na cidade de Edinburgo na Escócia. Ele também fornecia uma escala seleta de uísques a uma clientela distinta. Em 1872, quando abriu um estabelecimento maior na cidade de Glasgow, George passou o comando da primeira loja a seu filho mais velho, Archibald. Concentrou-se no comércio de vinho e uísques, especialmente o Old Glenlivet e Talisker Fine Malt, tendo entre seus muitos clientes a família real inglesa. Ao mesmo tempo, também começou a criar e aperfeiçoar suas próprias misturas de uísques, que se tornariam lendárias. Surgia assim a George Ballantine & Son Ltd, uma grande exportadora de uísque. Aposentou-se em 1881, passando o comando ao seu segundo filho George Junior, morrendo uma década depois.

O negócio continuou a prosperar sob o comando de Junior, que passou então a exportar para outros países seus vários tipos de bebidas. A família Ballantine’s capitalizou o sucesso em 1919, aceitando uma oferta de compra da empresa Barclay & McKinlay. Com a força do nome BALLANTINE’S, os novos proprietários começaram a desenvolver a marca que haviam comprado, Introduzindo, no ano seguinte, o Ballantine’s Finest (uísque envelhecido 8 anos). Na década de 30 foram introduzidos os uísques Ballantine’s 17 Year Old e 30 Year Old, este último um uísque raro e exclusivo, único em sua categoria na época.

Depois de 1933, com o fim da “Lei Seca” nos Estados Unidos, a marca é introduzida no mercado americano. A perseverança em conseguir distribuir seu produto no país criou a maior e melhor rede de distribuição da costa leste. Porém, recursos cada vez mais substanciais eram precisos para competir no crescente mercado mundial. Estes recursos vieram em 1937 através da empresa Hiram Walker Gooderham & Worts, uma grande destilaria canadense, que adquiriu parte do capital da George Ballantine & Son. Uma das primeiras ações foi à compra de uma destilaria na cidade de Miltonduff, perto de Elgin, no coração do Speyside, na Escócia. Também construiu uma nova destilaria, em Dumbarton, a 24km da cidade de Glasgow, que foi considerada a maior da Europa por muitos anos. No ano seguinte a empresa recebeu um título chamado Grant Heraldic, reconhecendo a BALLANTINE’S como nobreza escocesa. Desde então, o símbolo (um brasão) desse título aparece em toda garrafa de uísque da marca.

Nas décadas seguintes a marca BALLANTINE’S foi disseminada pelos quatro cantos do mundo, tornando o uísque um dos mais populares e consumidos do planeta. Na década de 60 foi lançado o famoso BALLANTINE’S 12 Years, um legítimo escocês envelhecido por no mínimo 12 anos. Em 1986 os uísques BALLANTINE’S já estavam entre os três mais consumidos do mundo. Os últimos lançamentos da marca, ocorreram em 1988, com a introdução no mercado do Ballantine’s Gold Seal, um puro malte de reconhecida qualidade, envelhecido por 12 anos em barris de carvalho; e em 1993 com o lançamento do BALLANTINE’S 21 Year Old.

Em setembro de 1996 um fato novo iniciou uma mudança radical no mercado de uísque. A empresa Allied Domecq, então proprietária da BALLANTINE’S, lançou uma nova apresentação da marca, especialmente para o Japão e para os Duty Frees, com a designação Ballantine's Purity Puro Malt, que foi, e é um Vatted Scotch Whisky, numa das mais lindas apresentações de uísques já lançadas no mundo. A empresa foi comprada em 2005 pela poderosa empresa francesa Pernod Ricard. No ano seguinte, Sandy Hyslop foi apontado como Master Blender da BALLANTINE’S (homem responsável pela qualidade do uísque, acompanhando todo o processo de fabricação), o quinto homem em toda a história da empresa a ocupar esse importante cargo.

A Marca no Mundo

O BALLANTINE’S, que ocupa posição de destaque no extenso portifólio mundial do Grupo Pernod Ricard, é a nona maior marca de bebidas do mundo, vendendo perto de 60 milhões de garrafas por ano (média de uma garrafa a cada dois segundos), estabelecendo-se como um dos principais uísques do planeta, sendo o mais vendido na Europa, onde em 18 países ocupa a posição de número 1 ou 2 em vendas. Os principais mercados da marca, além do Brasil, são Espanha, França e Alemanha.

Em 2010 a marca lançou com exclusividade para o mercado brasileiro a garrafa BALLANTINE’S EQUALIZER. Com luz própria nas cores azul e vermelha, e utilizando tecnologia eletroluminescente, que faz com que as barras brilhem no escuro, a nova garrafa passou a iluminar e agitar ainda mais as noites dos consumidores ao trazer um equalizador de som eletrônico que mostra as batidas da música que está sendo tocada no ambiente. O novo produto fazia parte da nova campanha da marca “Listen to Your Beat” (algo como “Ouça sua batida”).

 


Os uísques
Atendendo a todos os gostos, os uísques que compõem a família BALLANTINE’S são:
BALLANTINE’S FINEST – Com sabor único e marcante, é elaborado a partir de uma especial seleção composta por mais de 50 diferentes tipos de maltes. A presença marcante dos maltes Miltonduff e Glenburgie, das regiões escocesas de Speyside e Highlands, respectivamente, proporcionam ao uísque notas de chocolate, maçã e baunilha ao sabor. Esses uísque é responsável por mais de 85% das vendas globais da BALLANTINE’S.
BALLANTINE’S 12 ANOS – Uísque envelhecido em barris de carvalho por pelo menos 12 anos. Tem cor âmbar dourado, aroma suave e profundo, e sabor complexo com toques de turfa e madeira.
BALLANTINE’S GOLD SEALS – Uísque puro malte de reconhecida qualidade (40 tipos de maltes são utilizados em sua mistura), envelhecido por 12 anos em barris de carvalho.
BALLANTINE’S 17 ANOS - Uísque envelhecido em barris de carvalho por pelo menos 17 anos. Seu paladar tem toques especiais de mel, madeira e turfa. É um dos líderes de vendas na Coréia, Japão, China e Taiwan - principais mercados para uísques envelhecidos.
BALLANTINE’S 21 ANOS - Legítimo uísque escocês envelhecido em barris de carvalho por pelo menos 21 anos. Sua rara seleção de maltes faz com que sua produção seja limitada. Seu sabor é marcante, com toques de turfa, alcaçuz e levemente apimentado.
BALLANTINE’S 30 ANOS - Uísque envelhecido em barris de carvalho por no mínimo três décadas, possui uma rara e exclusiva mistura dos melhores maltes escoceses. Seu aroma é complexo, com leve doçura e toques de carvalho. Seu paladar também é complexo, além de maduro, com toques florais, de mel, fumo e levemente salinizado. Já o final de boca é muito prolongado e elegante. Foi lançado no Brasil em 2003. É um dos poucos uísques envelhecidos 30 anos comercializado no mercado brasileiro.


Em menor escala, a tradicional destilaria também produz os BALLANTINE’S PURE MALT, BALLANTINE’S MASTER’S e BALLANTINES BLACK SELECTED MALTS.


Campanhas que fizeram história
Rompendo com os padrões tradicionais da propaganda de uísque, Go Play (em tradução livre “Vá Curtir”), o mote da campanha da BALLANTINE’S, lançada globalmente em 2002, incentivava a espontaneidade, a busca por novas experiências, a sensação de estar vivo e em conexão com os amigos, à frente do jogo. A enorme campanha, que custou milhões de dólares, visava alcançar um público jovem (de 25 a 35 anos), formado por homens que acabaram de sair da universidade e que agora tinham menos tempo para se divertir, pois trabalham em horário integral. O conceito passado pela campanha era: quando esses homens saem para curtir a noite, BALLANTINE’S era a marca que os impulsionava a se divertir mais e melhor.


A campanha, lançada em 160 países no mundo, tinha como objetivo tirar o uísque BALLANTINE’S do mundo viril e luxuoso e colocá-lo num ambiente de diversão. Trocando em miúdos: adeus castelos, tonéis de carvalho e senhores de “saia” passeando nas Terras Altas escocesas. A campanha promovia festas com muita música eletrônica e outros eventos direcionados ao público jovem.


A evolução visual
Durante muitos anos a identidade visual da marca escocesa utilizava um B estilizado dentro de um círculo amarelo e azul. Com o objetivo de tornar a marca mais sofisticada este símbolo foi retirado e a identidade visual da marca passou a contar apenas com o nome escrito na tradicional grafia.


Os slogans
Leave na impression. (2007)
Go Play. (2002)
It’s what’s inside that counts. (2001)
The more you know about Scotch, the more you like Ballantine’s. (1984)


Dados corporativos
● Origem:
Escócia
● Fundação:
1827
● Fundador:
George Ballantine
● Sede mundial:
Dumbarton, Escócia
● Proprietário da marca:
Pernod Ricard S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman:
Patrick Ricard
● CEO:
Pierre Pringuet
● Faturamento: US$ 1.6 bilhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global: 160 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados:
Espanha, França, Alemanha e Brasil
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos:
Uísques
● Principais concorrentes:
Johnnie Walker, J&B e Grant’s
● Slogan: Leave an impresson.
● Website: www.ballantines.com

A marca no mundo
O BALLANTINE’S, que ocupa posição de destaque no extenso portfólio mundial do grupo francês Pernod Ricard, é a nona maior marca de bebidas destiladas do mundo, vendendo mais de 60 milhões de garrafas por ano (média de uma garrafa a cada dois segundos), estabelecendo-se como um dos principais uísques do planeta, sendo o mais comercializado na Europa, onde em 18 países ocupa a posição de número 1 ou 2 em vendas. Dentre os principais mercados da marca (está presente em 160 países), além do Brasil, estão Espanha, França, Alemanha, Grécia, Itália e Portugal.

Você sabia?
BALLANTINE’S FINEST foi por duas vezes consecutivas (2009 e 2010) eleito como o melhor uísque standard do mundo pela bíblia do whisky, edição anual produzida por um dos maiores especialistas do planeta, Jim Murray.



Ballantine’s Apresenta Novidades Para Fortaleza

Whisky lança projeto inédito para a capital cearense e divulga nova campanha exclusiva para o Nordeste

Segundo mercado de maior consumo de whisky no Nordeste, Fortaleza será contemplada com uma plataforma exclusiva de Ballantine’s. Entre as ações, está a parceria inédita para o projeto Ballantine’s FW Eletronic. Além disso, o scotch lança em primeira mão no Ceará a sua nova campanha especial para o Nordeste, focada em Fortaleza, Salvador e Recife. Com esse projeto, Ballantine’s confirma sua tendência de investimento na região, que representa 45% do volume de whisky importado no país e 30% nas vendas da marca.
Além do evento, as ações de Ballantine’s em Fortaleza contemplam nova campanha de mídia desenvolvida especialmente para o Nordeste, focando também nas praças de Salvador e do Recife. A comunicação foca no "lado B" dos consumidores, que durante o dia desempenham suas atividades cotidianas e, à noite, curtem o tempo livre com um bom Ballantine’s. A campanha será trabalhada por meio de mídias, como: back bus (anúncio em ônibus), front light (outdoor luminoso), empena (anúncio em prédio) e mídias sociais.

Publicação: 29/10/2012

Fonte: Jorge Luiz Mussolin




Fonte: Mundo das marcas




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