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A História do whisky J&B

J&B SCOTCH

A tradicional e inconfundível garrafa verde com rótulo amarelo e vermelho do uísque J&B é presença constante nas mais badaladas e animadas festas pelo mundo afora, além de ser item comum nos bares dos melhores restaurantes. J&B é a 4ª marca de uísque mais vendida no planeta, sendo reconhecida como inovadora em seu segmento.
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A história
Tudo começou em 1749, quando Giacomo Justerini, um italiano da cidade de Bologna, foi para Londres atrás de seu grande amor, a cantora de ópera Margheritta Bellino. Na cidade londrina, depois de ser rejeitado pela amada, juntamente com George Johnson e munido de muitas receitas de vinhos e licores de um tio italiano, ele iniciou a comercialização e importação de vinhos com a fundação da empresa Johnson & Justerini. Inicialmente eles entregavam os melhores vinhos e licores para aristocratas ingleses. Em 1760, o Rei George III nomeou sua empresa como fornecedora oficial da Casa Real Britânica, título que perdura até os dias de hoje. Mas foi somente em 1779, que a empresa ingressou no comércio de uísque e se tornou o primeiro anunciante do mercado neste segmento, postando um anúncio impresso no jornal The Mourning Post no dia 17 de junho. O primeiro uísque criado pela empresa foi batizado com o nome Club (ainda hoje comercializado, encontrado apenas nas lojas J&B em St. James’s Street, Londres, e em George Street, na cidade de Edimburgo, na Escócia).
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Em 1831, com a compra da companhia pelo inglês Alfred Brooks, nascia a Justerini & Brooks Ltda. (conhecida popularmente por J&B), que por durante oito reinados consecutivos foi à fornecedora de vinhos e bebidas alcoólicas da família real britânica. O uísque J&B Rare começou a ser desenvolvido no ano de 1910 pelo máster blend Charlie Julian, especificamente criado para exportação. O uísque, a princípio criado especialmente para o mercado norte americano, possuía em sua composição 42 uísques diferentes, sendo 36 malt e 6 grain uísques. Os malt uísques utilizados na composição de J&B Rare são provenientes da região de Speyside, nas Terras Altas escocesas, e são reconhecidos mundialmente como os melhores do país. Apesar de ter sido criado visando o mercado americano, o uísque foi introduzido nos Estados Unidos somente em 1933, logo após o fim do período de proibição da comercialização de bebidas alcoólicas no país.
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No final dos anos 50 a marca estava totalmente consolidada no voraz mercado americano e experimentava um enorme aumento em suas exportações, sendo introduzida, nos anos seguintes, em outros países como a Espanha (1962), que se tornaria um dos maiores mercados da marca do mundo, e Portugal (1964). Nesta época, a empresa já vendia cerca de 1 milhão de caixas de uísque, tendo adoradores famosos como Frank Sinatra, Dean Martin e Sammy Davis Jr., sendo presença constante na cidade de Las Vegas. Na década de 70, as vendas explodiram, com as vendas atingindo 3 milhões de caixas apenas no mercado americano. Nos anos 80 a empresa teve um crescimento expressivo no leste europeu.
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Na última década a marca apostou, no que para muitos apreciadores de uísque é uma heresia, associar seu produto como ingrediente principal de drinques, adicionando ao J&B outras bebidas, coca-cola, frutas, sucos e até angustura. A aposta da marca neste sentido era tamanha, que em 2006, o renomado chef catalão Ferrán Adriá, criou coquetéis gastronômicos moleculares com J&B. Além disso, desenvolveu criativas embalagens (latas) em edições limitadas para datas comemorativas, adicionando ao J&B um toque de modernidade e bom gosto. Em 2007, a J&B lançou em 20 países simultaneamente sua primeira campanha global, chamada START A PARTY, associando a marca com festas, inovação e socialização. Através de promoções a marca já realizou festas em lugares paradisíacos como a Cidade Proibida na China, e na bela região da Capadócia na Turquia, Byblos no Líbano e Transilvânia na Romênia.
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Um das mais recentes ações da campanha, realizada no final de 2008 convidava o consumidor a concorrer a uma viagem para África do Sul com dois amigos para uma grandiosa festa realizada no dia 31 de janeiro de 2009. Para se habilitarem a este exclusivo prêmio os consumidores tinham que se registrar no site http://www.jbstartaparty.com/ e fazerem um safari virtual para fotografar “party animals”, que lhes permitia acumular pontos. Os participantes podiam também acumular pontos ao enviar convites via e-mail para que outros amigos se registrassem no site. O exclusivo prêmio incluiu uma viagem para a África do Sul e três entradas VIP para uma experiência única. A festa contou com cerca de 50.000 pessoas de todo o mundo e celebrou o 32º aniversário do patrocínio da marca J&B à mais famosa corrida de cavalos da África do Sul, chamada “The J&B MET”. Tudo começou com a emocionante corrida, seguindo-se depois uma noite memorável com a atuação de diversos DJ’s e com a presença de muitas celebridades internacionais. Tudo isto em Cape Town, um dos mais belos locais do planeta.
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Os uísques
Além do tradicional J&B Rare, envelhecido 8 anos, a marca comercializa ainda:
J&B Reserve, um blend envelhecido por, no mínimo, 15 anos. Seu blend é uma mistura dos melhores uísques da Escócia, como Knockando, Glenfiddich, Glenlivet e Lophraig, o que torna uma ótima opção para conhecedores da bebida escocesa. A importância do contato do blend com a madeira do barril é fundamental para o J&B Reserve, pois por ser porosa, permite a troca de ar e a evaporação do álcool, fazendo com que o destilado respire e, ao mesmo tempo, absorva algumas características da madeira.
J&B Excepction, um uísque puro malte envelhecido 12 anos vendido somente na França.
J&B Jet, um Blended Scotch Whisky envelhecido 12 anos vendido especialmente na Coréia do Sul.
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Ações ousadas
A marca J&B sempre foi reconhecida por suas ações de marketing extremamente ousadas. O Nightology Boat, lançado no verão de 2003, foi uma delas. A bordo de um gigantesco cargueiro com 80 metros de largura, que antes cruzava os mares da Europa e África transportando sal e areia, convertido em discoteca, a ação apresentava um espetáculo bem interessante e diferente: uma festa cheia de luz e som, com o público freqüentador das noites míticas de Ibiza. Era um clube flutuante, uma pista de dança na água.
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O sucesso, fez com que a ação fosse repetida em 2005 e 2006. E o melhor: não havia convites á vendas. A J&B realizou uma campanha global de promoção do evento. O resultado: mais de 400 pessoas, procedentes de 15 países dos cinco continentes foram para a Espanha vivenciar a incrível experiência.
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Dados corporativos
● Origem:
Escócia
● Fundação:
1749
● Fundador:
Giacomo Justerini
● Sede mundial:
Edimburgo, Escócia
● Proprietário da marca:
Diageo plc.
● Capital aberto:
Não
● Chairman: Franz Humer (Diageo)
● CEO: Paul Walsh
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global:
150 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Maiores mercados:
Espanha, França, África do Sul, Estados Unidos e Portugal
● Funcionários:
800
● Segmento:
Bebidas alcoólicas
● Principais produtos:
Uísques
● Ícones:
O rótulo amarelo e vermelho, e a garrafa verde
● Slogan: Start a party.
● Website:
www.jbscotch.com
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A marca no mundo
J&B Rare Scotch Whisky é hoje comercializado em mais de 150 países ao redor do mundo, sendo a 4ª marca de uísque mais vendida no planeta, vendendo anualmente cerca de 6 milhões de caixas. Os maiores mercados da marca são a Europa (onde J&B é líder), especialmente na Espanha, França e Portugal, a África do Sul e os Estados Unidos. A cada segundo duas novas garrafas de J&B Rare são abertas no mundo.
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Você sabia?
O J&B Rare Scotch Whisky possui uma coloração clara, proveniente do contato do uísque com o barril de carvalho, com pouca adição de caramelo, diferentemente dos demais uísques do mercado.

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Última atualização em 23/2/2011
Fonte: Mundo das marcas



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